Um dos truques para se ser bem sucedido (e reduzir custos) com o cultivo de legumes é encontrar a variedade certa para a época certa do ano. E por aqui tenho vindo a ganhar o gosto por fazer testes com várias variedades.
É verdade que as informações na carteira das sementes já simplificam o trabalho da escolha, mas é incrível como as condições edafoclimáticas mudam de região para região, e isso, altera tudo.
Por exemplo, cultivar cenouras é fácil, se lhes dermos as condições ideais. E se as condições não forem as melhores como, por exemplo, no Inverno? Por isso optei por experimentar duas variedades durante cerca de 2 meses, a "Giganta" e a "Chantenay", dando-lhes condições semelhantes às de Inverno, nomeadamente a redução de luz. Cultivei-as em vaso num local à sombra para simular as reduzidas horas de luz solar do Outono e Inverno.
Resultados: a "Giganta" detestou a experiência. O crescimento foi irregular, fraco e a raiz mal se desenvolveu, o que a faz ser, parece-me, uma boa cenoura para dias mais longos, solarengos e quentes; para o Inverno talvez não seja a melhor variedade a escolher.
A "Chantenay", descrita habitualmente nas carteiras como adequada para cultivos de Outono/Inverno, cresceu devagarinho, mas o desenvolvimento da raiz acompanhou o desenvolvimento da folhagem. No fim colhi meia dúzia de pequenas cenouras crocantes e saborosas que me deixaram mais confiantes quanto ao uso deste variedade durante o Inverno.
Este teste não tem nada de científico e até posso estar errado. Mas foi interessante ver as plantas crescerem e poder comparar diariamente o desempenho de ambas.
Pelo meio estou também a testar duas variedades de pepino: "Ashley" e "Marketmore". Já tenho alguns resultados que divulgarei no fim da experiência.
Sem comentários:
Enviar um comentário