sexta-feira, 19 de junho de 2015

O valor da semente

A preservação de sementes é uma das preocupações mais elementares para mim enquanto aspirante a jardineiro e horticultor. A semente é o princípio de tudo. Sem sementes, não há vida. Além do mais, preservar sementes, especialmente aquelas das variedades hortícolas regionais, significa garantir a existência de diversidade genética e, por sua vez, da biodiversidade tão importante para a preservação dos ecossistemas, como também do nosso próprio alimento. A história mostra-nos que, quando a diversidade genética das culturas agrícolas usadas se limita a um número muito restrito, aprofunda-se o risco de uma possível catástrofe alimentar. Se as condições ambientais se tornarem desfavoráveis às poucas variedades cultivadas, estas morrerão e, com elas também a nossa comida desaparecerá. Veja-se o que aconteceu na ilha da Páscoa há alguns séculos atrás. 

Ervilha "Golden Sweet"


Colher sementes torna-se ainda mais recompensador se compreendermos que a sua preservação é parte integrante de um ciclo natural muito maior, no qual a planta germina, cresce, providência alimento e abrigo e, depois de florir e frutificar, produz as sementes que irão garantir a geração seguinte de plantas que, uma vez mais irão providenciar alimento e abrigo para pessoas e animais. E no fim, a planta morre e decompõe-se, adicionando assim nutrientes ao solo. E no ano seguinte, o ciclo recomeça. E nesta cadeia de acontecimentos é bom ver que, nós humanos, podemos intervir enquanto agentes facilitadores deste ciclo e não como destruidores. 

Alface "Bijou"



Aqui no meu jardim, todas as sementes são colhidas depois de secarem naturalmente na planta e, de seguida, guardadas em sacos de papel que permitem a transpiração da semente e devidamente rotulados com o nome e descrição da planta. O que sobrou da planta vai para a compostagem onde, misturada com outros restos do jardim, me permitirá ter em alguns meses um fabuloso composto cheio de nutrientes para enriquecer o solo que irá alimentar a geração seguinte de plantas.

E no fim, é isto que se obtém: um composto escuro e nutritivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário