segunda-feira, 21 de março de 2016

Ao som da Primavera


Provavelmente, muitos de nós associam a Primavera ao rejuvenescimento da paisagem, ou à cor das flores que irrompem de repente e põem fim à austeridade invernosa. Mas a Primavera não se faz apenas de cor. Faz-se de sons. Nos regatos, ouve-se o som da água límpida e fresca que corre e, nas árvores que agora acordam do seu longo sono, os pássaros lutam por cada ramo. 


Miosótis

Aqui, no meu jardim, enquanto continuo com o meu trabalho com as plantas, é um prazer fazê-lo acompanhado pelo canto dos pássaros: melros, pardais, andorinhas, rouxinóis...São muitos e, todos eles, bem-vindos. E, à minha volta, o aroma das frésias perfuma o ar por todo o jardim, enquanto o vento ondula a erva que cresce agora forte e viçosa. Ainda há geadas, frio, chuva e céus cinzentos. Mas tudo isso complementa o charme e encanto da Primavera aqui no jardim. É um prazer estar no jardim e fazer dele o meu trabalho. É nestes momentos que me lembro de todas aquelas pessoas que trabalham em escritórios...  

Frésias, narcisos e ranúnculos.

E, pelo meio, claro que há flores. E muitas. Há frésias, íris, miosótis, narcisos, túlipas, pulsatilas, anémonas, fritilárias, crocus e imensas aquilégias. As frésias encontraram finalmente uma rival à altura. Adoro frésias, mas gosto cada vez mais das flores da família dos ranúnculos (ranunculaceas), como as aquilégias ou as anémonas. Alegra-me também ver que, com o crescimento dos dias e a combinação de chuva e de dias mais amenos, os vegetais crescem agora mais depressa. Dentro em breve não haverá cestas que cheguem para todas as colheitas a fazer. É que a Primavera traz com ela abundância. Por ela esperarei com expectativa.

Aquilégia.

Aquilégias e goivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário