quarta-feira, 18 de março de 2015

Um cantinho especial

As florestas são o meu espaço natural favorito. Adoro aquela oscilação entre sombra e luz, o gorgolejar escondido de um ribeiro oculto, o som do vento nas copas das árvores, o secretismo e misticismo de uma floresta densa, as neblinas que por vezes repousam sobre as copas das árvores e os ocasionais pingos de água que caem das folhas, o cheiro do solo, o orvalho, as plantas que por ali crescem e os pássaros que chilreiam. É um espaço singular com o qual sonho muitas vezes, e no qual adoraria viver. Uma simples e idílica cabana seria o melhor lar que alguma vez poderia ter. Por isso, este ano decidi trazer um pouco desse ambiente para o jardim. 

Aproveitei as árvores existentes e as sombras para criar algo semelhante àquilo que encontraria na floresta. Aqui perto do jardim encontrei partes de uma antiga oliveira cuja madeira estava já esburacada e em decomposição. Estavam no estado ideal. Coloquei-os no jardim, debaixo de uma árvore, e enchi os espaços vagos com solo no qual plantei anémonas. À volta, plantei imensos bolbos: narcisos, íris reticulata, frésias, túlipas, ranunculus, etc. É verdade que alguns, como as frésias, nada têm a ver com os ambientes arborizados, mas aqui entrou o critério pessoal. E claro, as frésias são a minha flor favorita. Por isso, a sua presença era obrigatória. Plantei também fetos, miosótis, ciclamens, dedaleiras, campânulas e aquilégias alpinas. Pelo meio ainda tenho uma bela clematite "Nelly Moser" que, apesar de ser difícil de cultivar no nosso clima quente, sobreviveu bem ao nosso Verão e já está cheia de folhas e futuras flores. 

Pelo meio fiz também um pequeno caminho de pedra ladeado por plantas colocadas de forma bastante informal: narcisos, camomilas, primulas, ipheion, margaridas, crocus, entre outros bolbos e plantas. Como eu queria que o espaço se aproxima-se daquele ambiente informal e natural que se vê nos campos e florestas, deixei o espaço propositadamente "descuidado" para permitir o surgimento de plantas selvagens.


Narcisos "Winston Churchill" e "Ice Follies"

Narciso "Ice Follies" a acordar.

Leucojum aestivum

Narcisos "Ice Follies" e "Mount Hood"

Anemonas blanda e de Caèn por entre os troncos de oliveira.

As cores da camomila combinadas com os narcisos. Uma ideia a continuar nos próximos anos. 

Anemona blanda

Narciso "Mount Hood"

Anemona de Caèn

Anémonas a crescerem entre os troncos de oliveira.

Muscari armeniacum com uma Prímula em pano de fundo.

Camomilas com uma Prímula atrás.
Camomilas e Prímulas a ladear o caminho de pedra. 

Ciclamen




Sem comentários:

Enviar um comentário