sexta-feira, 27 de março de 2015

Clematite "Nelly Moser"

A clematite é uma daquela plantas que trepam que só pode acrescentar charme ao jardim. Aqui, eu tenho a clematite "Nelly Moser". A meio da Primavera produz flores bem grandes, com pétalas bordadas de branco e centros rosa. 

Porém, cultivá-las em Portugal é, sem dúvida, um desafio. Elas detestam solos secos e temperaturas altas. Por isso plantei-a à sombra, virada para norte, e não parei de a regar durante todo o verão, por vezes mais do que uma vez ao dia. Tinha dias em que lhe dava um regador de 10 litros sem que ela se chateasse minimamente com isso. Na cova que fiz para a plantar adicionei um bom balde de composto e, no fim, coloquei no solo uma boa cobertura de cascas de madeira para o manter fresco. 

É claro que poderia ir para as clematites do grupo texensis, que são nativas do Texas e convivem bem com o calor e com sol directo. Pessoalmente nunca as vi à venda por cá. Ou então, poderia ir para as clematities viticella, uma espécie nativa de Portugal, mas que infelizmente é mais uma daquelas plantas nossas que não se vêm à venda nos centros de jardinagem. 

Por enquanto, mal posso esperar para a ver inundar a copa do limoeiro com aquelas grandes flores branco rosa. 




Aqui está ela de volta este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário