terça-feira, 15 de novembro de 2016

A importância do frio no jardim


O Verão já lá vai, o Outono está aí e o Inverno está já ao virar da esquina. Com ele, a chegada de dias mais frios é uma inevitabilidade. Eu gosto de frio, mas acredito que sou uma excepção entre as excepções. Se falar de frio causa arrepios a qualquer um, cuidar de uma horta ou jardim com frio torna este simples pensamento ainda menos apelativo. Mas, na realidade, o frio é fundamental para as plantas que temos no nosso jardim, para as árvores dos nossos pomares ou para os legumes das nossas hortas.

O frio é necessário para induzir certas plantas, como as herbáceas, a entrarem em hibernação. Sem hibernação, estas plantas simplesmente não conseguiram acumular energias nas suas raízes para um crescimento extra-vigoroso na Primavera.

Também no jardim, há certas plantas, cujas sementes dependem de Invernos frios para quebrarem a sua dormência e germinarem. A família das ranunculáceas, dentro da qual as Anémonas são um bom exemplo, ou a família das apiáceas, dentro da qual se incluem as Astrantias, são um bom exemplo. Sem o frio, estas sementes aprofundarão a sua dormência e nunca germinarão.

O equilíbrio da Natureza nas regiões temperadas depende também da existência de Invernos frios. O frio é um agente natural de controlo da população de pragas que, de contrário, aumentariam em número e poderiam colocar seriamente em causa a viabilidade da agricultura nas regiões temperadas. Por isso, o frio é um dos preciosos aliados de todos aqueles que seguem a agricultura biológica.

Muitas árvores, arbustos ou plantas que produzem os frutos que tanto apreciamos necessitam de frio para maximizar a sua produção. O frio permite às árvores e plantas recuperarem energias do exigente processo de frutificação. Árvores como as cerejeiras, as macieiras, as pereiras, as nogueiras, os pessegueiros, as ameixeiras ou os damasqueiros dependem, em menores ou maiores quantidades, de um determinado número de horas de frio, ou seja, temperaturas abaixo dos 7 graus Celcius. O mesmo acontece com plantas como os morangueiros, os mirtilos ou as framboesas. Isso explica o porquê de culturas, como a da cereja, apenas serem possíveis em certas partes do nosso país.


Para quem sente falta do sabor genuíno dos alimentos que cultivamos, então, em muitos casos, o frio é um dos seus melhores aliados. Apesar de estarmos habituados a ter os mesmos alimentos disponíveis todo o ano nas prateleiras dos supermercados, tudo em agricultura é sazonal. E, certas culturas, cuja época de cultivo é o Inverno por excelência, reagem ao frio adquirindo sabores mais delicados e aprazíveis. Por exemplo, os nabos, os grelos, as couves, o alho francês, as pastinacas ou a cenoura, ficam mais tenros e doces com o frio.

Sem frio, a agricultura em regiões temperadas correria o risco de colapso e, com ela, a nossa sociedade poderia ter o mesmo destino. Por isso, quando sentir os arrepios de uma manhã fria, pense positivo e lembre-se que o frio está cá por uma boa razão.




Sem comentários:

Enviar um comentário