sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O frio no jardim

Apesar de o Inverno apenas ter começado esta semana, os efeitos da diminuição das temperaturas já se faziam sentir no jardim muito antes. O problema não é o frio em si, até porque muitas plantas precisam dele para crescerem saudáveis. O problema está no gelo. E por aqui, mesmo não sendo muito intenso, o gelo que se tem formado de madrugada tem deixado os seus rastos. 

Em simultâneo, a falta de chuva nas últimas três semanas acentua a vulnerabilidade das plantas. A vinda da chuva, regra geral, tende a amenizar as temperaturas. Mas na sua ausência, as temperaturas  por aqui tendem a ser negativas durante a madrugada e, regra geral, só perto do início da tarde é que as estas sobrem acima dos 10 graus. 

Com a perda de humidade no ar, as plantas perdem a sua protecção natural contra o gelo. É nestes períodos, em especial, que se formam as condições ideais para a ocorrência da chamada geada negra, quando a planta fica susceptível de congelar a partir do interior. Nestas alturas, a melhor forma de evitar esse risco é regar as plantas. E curiosamente, nos últimos dias tenho sido forçado a regar algumas partes do jardim porque, apesar de ser Inverno, já não chove há quase um mês.  

A rama da cenoura "roxa de frio".

Um dos meus tabuleiros de germinação ainda com cristais de gelo já perto do fim da manhã. 

A temperatura marcada pelo termómetro do jardim já perto do meio-dia.

A minha Chia (Salvia hispânica) com as folhas danificadas pelo gelo.

Nem as aquilégias escapam.

Esta Kalanchoe já teve dias bem melhores.

Este Pelargónio folha-de-hera sofreu um verdadeiro desastre.

Destas Pentas lanceolata "Graffiti" já só resta a memória de quando elas, em Pleno Verão, estavam repletas de flores rosa e lilás.

Este é sem dúvida o fim de linha para esta malagueta. A compostagem espera-a. 

Sem comentários:

Enviar um comentário