terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Conseguir novas plantas de graça

O mundo das flores é relativamente recente para mim. Na realidade, apenas comecei a dedicar-me ao estudo e cultivo das flores há coisa de um ano. Contudo, quando se começa a entrar no mundo da multiplicação de plantas, ganha-se um certo vício. A dada altura torna-se difícil evitar colher novas sementes aqui e ali, cortar estacas para multiplicar as plantas ou aprender novas técnicas cuja complexidade se torna verdadeiramente desafiante. É irresistível.

Quanto opto por comprar uma planta de que gosto, sou criterioso em relação à planta que escolho. Não tem de ter flores (antes prefiro que a planta dê flores no meu jardim do que na loja), mas tem de estar saudável e ter material suficiente para a propagar, quer por estaca, folha, raíz ou semente. 

No fim de contas, muitas vezes acabo por ter imensas plantas. Por isso, aquilo que tiver em excesso estará disponível para venda. E para o futuro, irei cada vez mais especializar-me em plantas raras. 

Eis aqui alguns exemplos com as plantas que tenho propagado. 

Felizmente este Outono os meus lírios/coroas imperiais produziram imensos pequenos bolbos e ainda tenho outros por recolher. Separei-os e plantei-os individualmente em vasos. É verdade que vão demorar entre 2 a 3 anos até se tornarem plantas adultas. Mas nessa altura terei, talvez, mais 50 ou 60 bolbos novos prontos para fazer grandes blocos no jardim com eles. E tudo isto custou-me zero. É claro que no próximo ano irei continuar a fazê-lo. O que significa que dentro de dois anos, irei ter anualmente várias dezenas de novos bolbos.

No início de Janeiro, optei por semear Dálias em vez de plantar os tubérculos. As plantas floriram abundantemente logo no final da Primavera até ao final do Verão. De uma carteira de sementes que me custou pouco mais de 1 euro consegui perto de 20 tubérculos que, se fossem comprados individualmente, custariam no total perto de 15 vezes mais que o custo da semente. 

No início deste ano comprei uma Lavandula angustifolia. As alfazemas são plantas que enraízam bem por estaca. Em menos de 1 ano, consegui 13 novas plantas a partir de uma só. 

Mas o grande desafio foi a propagação das minhas gloxínias. Os tubérculos foram particularmente caros; quase 2 euros cada um. Mas finalmente tive boas notícias. As gloxínias propagam-se por folhas. No Verão cortei duas folhas de cada planta e coloquei-as em vasos com um composto com boa drenagem. Hoje dei uma vista de olhos ao resultado e, para minha felicidade, lá estavam já os pequenos tubérculos formados. Sucesso!!! E assim, passei a ter quatro novas plantas pelo preço de duas. No próximo ano irei tentar o mesmo com os meus Streptocarpus, caso eles sobrevivam às temperaturas negativas que temos tido aqui nos últimos dias.
Aqui estão os pequenos bolbos dos lírios/coroas imperiais prontos a receberem o seu espaço individual. Esta variedade chama-se "Apeldoorn".

As novas alfazemas. No próximo ano estarão repletas de flores.

A minha estufa de propagação repleta de novas plantas.

As novas alfazemas. Agora é esperar que elas cresçam.

Aqui estão as gloxínias que multipliquei através das folhas. No torrão da direita dá para ver ali já o pequeno tubérculo. 

Algumas plantas de Geum coccineum "Cooky" que semeei há alguns meses atrás. 

E aqui estão eles já em vasos. No final da Primavera irão dar-me belas flores cor-de-laranja.

Sem comentários:

Enviar um comentário