quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Algumas tarefas de final de Inverno


O final do Inverno é uma das épocas mais atarefadas do ano. Há muito para fazer, mas, felizmente, também já há muito para admirar entre as flores que se revelam sem igual nesta época do ano. Entre legumes e flores, eis algumas tarefas que me têm ocupado nos últimos dias. 

Semear tomates, pimentos e beringelas
Tomates "Monserrat" e "Yellow Stuffer" 

- Apesar de ser uma tarefa que normalmente gosto de fazer em Janeiro, estas plantas podem ser semeadas até princípios de Março. A sementeira tardia tem a desvantagem de atrasar a produção em algumas semanas, mas tem a vantagem de já ser feita com tempo mais quente, o que significa que as sementes germinam mais depressa e já não existe o risco sério de geada que possa danificar as pequenas plantas, como aconteceu aos meus pimentos da Hungria em Janeiro; 




Semear legumes de folha, como alfaces, nabiças, espinafres, etc

Alfaces
- Com o tempo a aquecer e a previsão de chuvas durante os próximos meses, este tipo de legumes tende a crescer a um ritmo bastante acelerado. Por esta altura também gosto de semear outras plantas, como rúcula, rabanetes e nabos. Quanto às alfaces, apesar de aparentemente parecerem todas iguais, existem variedades específicas adaptadas a cada época do ano. No início deste mês semeei a minha favorita "Rainha de Maio", uma típica alface de Primavera que tende a estar no seu melhor em finais de Abril. Em paralelo tenho também a "Dourada da Primavera" (tipo Iceberg). Nas alfaces, o mais importante nesta altura do ano é garantir colheitas sucessivas. Como são plantas que se desenvolvem depressa com tempo ameno e humidade, vale a pena semear as nossas variedades favoritas de duas em duas ou de três em três semanas para garantir um abastecimento permanente nos próximos meses. Para a segunda plantação optei pela alface "Folha de Carvalho".  

Preparar a terra para culturas de Verão

- Plantas como os tomates, pimentos, beringelas, batatas, pepinos, curgetes, abóboras, melões, etc requerem terras ricas e férteis. Por isso, vale a pena preparar a terra com algumas semanas de antecedência, através da incorporação de toda a matéria orgânica que for possível dispensar, especialmente porque os legumes tendem a retribuir generosamente toda a atenção que lhes é dada. 

Aquilégia "Mckanna Hybrids"

Fazer manutenção das plantas no jardim

- Por esta altura, com a aproximação da Primavera, são muitas as plantas herbáceas perenes que começam agora a produzir novo crescimento. É o caso dos crisântemos, das aquilégias, dos heleniuns ou das equinácias. Para permitir um crescimento saudável, limpe da planta de todos os restos que estejam secos ou doentes e retire o caules que floriram no ano anterior. No final ficará com uma jovem e viçosa planta. 





Aumente o seu stock de plantas
Helenium (flores amarelas)

- Com as plantas a produzirem novo crescimento, é um boa altura para aumentar o número de plantas que tem através de divisões. Caso estejam congestionadas, esta é uma boa altura do ano para dividir as plantas que produzem florações tardias no Verão e Outono, tais como os crisântemos, os astéres, os heleniuns e também as gramíneas. Mantenha apenas as partes saudáveis da plantas e elimine todas as partes doentes. Plante as novas plantas logo de seguida. 


Cosmos

Semeie flores anuais

- Plantas como as zínias, os cosmos, as ervilhas de cheiro, as petúnias, as cravinas, os cravos túnicos, as rudbeckias ou até mesmo as sécias podem ser semeadas por esta altura para uma floração mais precoce. No final da Primavera poderá fazer uma nova sementeira para ter florações tardias e um Outono mais colorido. 






Vigie o estado dos tubérculos, rizomas e bolbos
Tigridia ferraria

- Embora na zonas mais amenas do sul já seja possível fazer algumas plantações, por aqui vale a pena esperar mais umas semanas para colocar no solo plantas sensíveis ao frio, como as dálias, os gladíolos, as tigrídias, crocosmias, eucomis, galtonias, etc. Por isso, verifique o seu estado. Retire os  bolbos com sinais de apodrecimento para evitar contágios e remova as partes velhas e menos produtivas. 



Faça a manutenção das plantas nos vasos

Brinco de Princesa (Fuschia)
-  Muitos de nós, quer por falta de espaço ou motivos decorativos, acabamos por ter sempre algumas plantas em vasos. Contudo, sem o cuidado certo, essas plantas poderão definhar com o tempo. Por isso, esta é uma boa altura para lhes dar um novo fôlego. Para começar, remova todas as partes secas ou doentes da planta. Retire a planta do vaso sem desmanchar o torrão e verifique se as raízes estão congestionadas ou com sinais de má saúde. Em caso de congestionamento pode dividir a planta ou colocá-la num vaso maior. Caso as raízes tenham sinais de apodrecimento, é porque a drenagem não é a melhor ou porque tem recebido água em excesso. Coloque a planta num vaso maior e, no composto que vai usar, adicione gravilha para melhorar a drenagem. Se a planta mostrar sinais de pouco vigor e folhas amarelas, é porque muito provavelmente a planta está esfomeada. Nos vasos, por mais nutritivo que o composto seja, a sua fertilidade esgota-se num par de meses. Nesta altura, pode dar um novo começo à planta substituindo o composto, ou pode simplesmente adicionar algum fertilizante biológico de libertação lenta ou utilizar um fertilizante biológico líquido rico em nitrogénio/azoto. Chorume de urtigas
é óptimo. É fácil de fazer e é de graça.  
Dália anã "Ideal d'Unwin"

Semeie dálias

- Grande parte dos amantes da jardinagem que tenham por hábito cultivar dálias fazem-no usando os tubérculos da planta. Mas no ano passado descobri que é mais vantajoso e barato semeá-las. Nascem facilmente e se forem semeadas no início do ano, regra geral, produzirão flores logo no início do Verão. No ano passado, as minhas foram semeadas no início de Janeiro e começaram a dar flor logo no final de Maio. Este ano voltei a semear mais. Mas como elas nascem tão bem, agora tenho um problema: tenho imensas!     


Faça o seu fertilizante líquido

- Agora que as plantas nos vasos começam a mostrar sinais de crescimento, há que garantir uma boa nutrição até a planta começar a florir. Para tal, aproveite e embrenhe-se no campo, leve um saco e colha urtigas. De seguida machuque-as dentro de um balde e encha com água. Deixe ficar durante três semanas ou um mês, de preferência tapado por que o cheiro não é para qualquer nariz. Depois disso, voilá, tem um fertilizante líquido rico em nitrogénio/azoto que lhe custou zero. Dilua o concentrado em 0,5L para 10L. 

Mas no meio de tanto trabalho, não se esqueça também de gozar o seu esforço. Por esta altura já há muito para ver. Aproveite os dias de sol para uma leitura ou repouso ao ar livre, ou então saia de casa e aproveite para ver os campos onde há muito a Natureza já está atarefada. 

   

Sem comentários:

Enviar um comentário