domingo, 22 de fevereiro de 2015

Transformar o jardim num ecossitema


Acredito que os jardineiros e horticultores devem desempenhar um papel importante face à rápida e alarmante degradação do meio ambiente pela acção humana. A experiência diz-me que, de forma a encaminhar o nosso espaço num rumo sustentável, nada melhor existe que criar condições no nosso jardim ou horta para o desenvolvimento de um ecossistema. 
Na Natureza, o equilíbrio entre plantas e animais deriva da existência de relações interdependentes entre estes. Os caracóis comem plantas; os sapos comem os caracóis; os sapos são comidos pelas cegonhas, as cegonhas morrem, decompõem-se e enriquecem o solo com nutrientes que irão alimentar as plantas, recomeçando assim o ciclo. 

Mas nos nossos jardins e hortas, o elemento em torno do qual tudo gira, é o solo. E o solo deve ser preservado e melhorado ao longo dos anos. Sem um bom solo, a vida animal e vegetal não terá grandes hipóteses de sobrevivência e, no fim, o jardim não será mais do que um espaço estéril. 

Um bom solo tende a ser rico em vida animal, como minhocas, fungos ou bactérias. São eles que transformam a matéria orgânica em alimento para as plantas. Os fertilizantes químicos não fazem isto. Para favorecer o seu desenvolvimento importa enriquecer o solo com muita matéria orgânica e evitar a sua perturbação. É preferível dispor a matéria orgânica sobre o solo de forma a que ela funcione como uma "pele" protectora. Isto evitará a erosão do solo e torná-lo-á mais fácil de trabalhar. 

A matéria orgânica favorece o desenvolvimento de vida no solo e tende a melhorar significativamente a sua estrutura. Lentamente, os animais que existem no solo tendem a "puxar" a matéria orgânica para baixo, quebrando assim as camadas mais duras e aumentando a superfície de crescimento das raízes das plantas. Importa igualmente evitar cavar o solo ou lavrar a terra pois isso destrói a estrutura do solo e perturba a vida nele existe.   

Mas, não importa apenas fomentar o desenvolvimento da vida existente no interior do solo, mas também a que caminha sobre ele: insectos, pássaros, mamíferos ou anfíbios. 

Para os jardineiros e horticultores há dois tipos de insectos benéficos: os insectos predadores, como as joaninhas que comem os afídeos, ou os insectos polinizadores, como as abelhas ou as borboletas, que polinizam as flores das plantas e permitem um boa colheita de frutos. 

Deixar certas partes do jardim intocadas e nelas deixar canas e ramos ocos, plantar flores entre os legumes, ou criar um cantinho com flores do campo, como as papoilas ou os malmequeres, levará os insectos a pensarem que descobriram o paraíso. Permita também que algumas urtigas cresçam no jardim porque elas tendem a ser uma das plantas onde algumas espécies de borboletas constroem os seus casulos. Depois disso, as urtigas são ainda mais úteis porque, por serem ricas em azoto, fazem um excelente fertilizante líquido.    

Além do mais, outros animais, como os ouriços-cacheiros, que adoram comer alguns animais indesejados no jardim, necessitam de locais para hibernar onde não sejam perturbados durante todo o Inverno. Se tiver um canto esquecido no jardim ou uma árvore onde não seja frequente haver pessoas, deixe ficar no chão as folhas que caem das árvores porque eles gostam de dormir todo o Inverno escondidos entre as folhas. Se o fizer debaixo de uma macieira, tanto melhor: eles adoram comer as maçãs que caem das árvores. E no fim de contas, estará a ajudar na preservação de um animal que está em vias de extinção devido à destruição do seu habitat. 

Os pássaros são igualmente preciosos e têm o bónus de presentear o jardim com o seu canto. Plante sebes e árvores onde possam construir os seus ninhos e eles rapidamente farão do jardim a sua casa. Melhor ainda, eles adoram comer os caracóis, as lesmas e as lagartas. Para quê gastar dinheiro em produtos químicos? Melhor controlo biológico não há. 

Mas claro, os pássaros adoram comer fruta. E porque eles se levantam bem mais cedo que nós de manhã, quando olhamos para a horta e jardim, damos conta que eles se anteciparam a nós. Mas há certos truques com os quais os podemos enganar. Eu costumo plantar girassoís junto aos meus morangueiros e árvores de fruta como planta dissuasora. Assim, antes de comerem os morangos, os pássaros optarão mais frequentemente por comer as sementes dos girassóis. Além disso, as abelhas adoram girassóis. Outro truque consiste em plantar arbustos que produzam bagas que os pássaros adoram, como as murtas ou os medronheiros. Mas no fim de contas, haverá sempre mais do que o suficiente para nós e para eles. 

Num ecossistema, a água é sem dúvida o elemento mais precioso para o desenvolvimento da vida animal. Não precisa construir um lago. Basta colocar um recipiente ou um pequeno barril entre as plantas e verá que muito mudará. Isso irá atrair sapos, que por sua vez irão comer as lesmas e os caracóis, e insectos, como as libelinhas. Irá ver também como os pássaros irão adorar ali tomar banho durante os meses quentes.Tenha apenas em mente que os pássaros e outros animais podem afogar-se. Por isso, coloque algumas pedras grandes no interior do recipiente para facilitar a saída de qualquer animal que ali caia por acidente. 

Entre as plantas, muitas tendem a ajudar-se mutuamente. Os cravos túnicos protegem os tomateiros; as couves e alfaces adoram crescer na terra onde foram cultivadas leguminosas porque estas fixam azoto nas suas raízes; a salsa e a cebola protegem a cenoura da mosca. A ideia é evitar ter grandes blocos de plantas porque isso facilita a multiplicação das pragas. É por isso que as monoculturas de legumes tendem a ser alvos fáceis para as pragas porque não existe nenhum tipo de barreira ou dissuasor natural para o seu ataque. Mas se os legumes estiverem intercalados entre si, ou plantados entre flores ou plantas companheiras, os insectos terão mais dificuldade em encontrar as plantas que pretendem. 

No fundo, a construção de um ecossistema pretende copiar a forma de funcionamento da Natureza e utilizá-la em nosso proveito. Com o passar dos anos, o solo irá tornar-se mais produtivo, as plantas crescerão mais saudáveis e não terá que se preocupar muito com os insectos indesejados. Melhor ainda, ao criar espaços com sombra e sol, ao plantar árvores, arbustos e sebes, e introduzir espaços com água irá estar a criar um microclima que favorecerá o crescimento das plantas e o florescimento dos animais. 

E no fim de contas, não há maior contentamento que ver plantas luxuriantes, um jardim colorido, legumes viçosos e carregados de fruto e a vida animal feliz.    

  

Sem comentários:

Enviar um comentário