segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Cuidados com plantas herbáceas no Outono


O Outono é uma daquelas alturas em que o jardim requer uma atenção redobrada. Em especial, as plantas herbáceas necessitam já de alguns cuidados. São plantas de vida longa, perenes e que crescem em tamanho ano após ano. Com as primeiros frios, as folhas e caules morrem, enquanto que a raíz fica em dormência no solo, a recuperar energias para o próximo ano. Com a Primavera, ela volta a despertar com o todo o vigor.

Gaillardia aristata

Hellenium
Cuidar de herbáceas é relativamente simples, se forem seguidas algumas regras. Para plantas ainda jovens, plantadas este ano, o mais importante é garantir que a planta está limpa de quaisquer resíduos vegetais para evitar apodrecimentos ou alojamento de doenças fúngicas. Evite qualquer perturbação das raízes pois, até a planta entrar em dormência, isso poderá fazer mais mal que bem.

Se a planta ainda está em floração nesta época do ano, como é o caso dos crisântemos ou dos áster, corte apenas os caules quando estes começarem a morrer por acção do frio. Até lá, aprecie as flores e faça o máximo para as prolongar. Mas não se apresse a cortar os caules, pois até morrerem por completo, a clorofila existente nas folhas estará a produzir alimento, que as raízes armazenarão e usarão para gerar o crescimento da planta na Primavera.

Scabiosa caucásica "Fama"
Quer a planta já esteja estabelecida, ou não, aplique também uma boa camada de composto em redor destas de forma a que, no início da Primavera, todos aqueles nutrientes tenham sido incorporados no solo pelos microrganismos e possibilitem um melhor crescimento das plantas e a saúde do solo em geral.

Por último, ou talvez o mais importante, se pretender mover a sua planta herbácea de local, ou dividi-la para obter novas plantas, importa ter em atenção a época de floração. Plantas de floração tardia, como as Equináceas, os Heleniuns, os Crisântemos, os Aster ou as Rudbéckias apenas devem ser divididas no início da Primavera, pois continuam a crescer e florir até aos primeiros gelos. Plantas de floração precoce, que completam o seu bailado floral durante a Primavera ou início do Verão, devem ser divididas aquando das primeiras chuvas de Outono, para que aproveitem o solo já húmido e ainda quente para estabelecerem as suas raízes. Isto é importante pois, por serem de floração precoce, iniciam o seu crescimento vegetativo logo no final do Inverno. É o caso de plantas como a Pulmonária ou a Astrantia. Depois de plantar as divisões, dê-lhes uma boa regadela, mesmo que o solo esteja húmido, e aplique uma camada de composto em redor da planta sem cobrir a coroa.

Equinacea purpurea
A divisão das herbáceas não tem apenas uma finalidade económica, com a possibilidade de gerar novas plantas a partir de uma só. A divisão é também feita por uma questão de rejuvenescimento e saúde. Isto porque as plantas herbáceas têm um desenvolvimento em forma de donut. Crescem de dentro para fora. Passados dois ou três anos sem serem divididas, o crescimento verifica-se apenas nas extremidades da planta, enquanto que a parte interior perde vigor. Quando a divisão for feita, a parte interior da planta deverá ser descartada e apenas as partes mais vigorosas devem ser replantadas.

As herbáceas são amigas para a vida. Se forem bem cuidadas, elas recompensar-nos-ão com anos de flores, alegria e contentamento. E só por isso vale bem a pena aprender um pouco mais sobre elas.



1 comentário: