quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Gelo

O gelo instalou-se no jardim esta semana. De manhã, ao chegar ao jardim, todas as plantas, e mesmo o solo, estão cobertos por uma camada de cristais de gelo. Nos últimos dias desta semana as temperaturas mínimas baixaram até aos 5 graus negativos por aqui. Quando o sol se põe, as temperaturas rapidamente descem para perto dos 0 graus e só voltam a subir a meio da manhã seguinte, o que significa que durante mais de 12 horas por dia o jardim permanece com temperaturas baixas. 

Não há dúvida que o gelo é dos piores inimigos das plantas, mas esse receio tende a ser temporariamente esquecido pela beleza que os cristais de gelo possuem, especialmente quando reflectem a luz do sol como se fossem diamantes prateados.

E claro está, este frio é igualmente fundamental para a saúde do jardim. Sem umas boas horas de frio, plantas como as túlipas não produzem boas flores. Os alhos precisam igualmente de um longo período de frio para formarem bolbos bem divididos. O mesmo se diz das cerejeiras, ou dos morangueiros. São plantas que adoram um bom Inverno gelado e, claro está, na Primavera elas certamente retribuirão com abundância de frutos. Além disso, o gelo funciona como agente controlador de pragas. Daí que as alterações climáticas e o aquecimento global possam aumentar o risco de pragas entre as culturas agrícolas. 

Mas no fim de contas eu simplesmente adoro o Inverno, e não há nada como uma boa pitada de frio para nos fazer sentir vivos. Resta mesmo apreciar.

As Gaura lindheimeri bem geladinhas.

O solo congelado.


No fim de contas os amores-perfeitos até que ficam bonitos com este visual.


Cristais de gelo.

As chalotas cobertas de gelo.





Solo congelado.

Os barris de água congelados.

Até as favas, que costumam ser bastante resistentes, tiveram dificuldades em aguentar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário