quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Pacotes para sementes

Como qualquer bom jardineiro (espero eu), nunca poderia ter um bom jardim se não conservasse as minhas sementes. É claro que essa é também uma prática fundamental para a preservação do nosso património e herança naturais tão ameaçados nos tempos actuais. 

Mas nos últimos tempos tornei-me num verdadeiro apaixonado pela colheita de sementes. Onde quer que elas estejam disponíveis, lá estou eu a colher algumas. Por isso, passei a andar sempre com folhas de papel comigo para fazer pacotes improvisados. 

O papel, por ser poroso, é um óptimo material de conservação porque permite o arejamento das sementes, e impede a acumulação de humidade que tende a provocar o apodrecimento das sementes. Guardar sementes em recipientes fechados ou sacos de plástico deve, por isso, ser evitado. Fora isso, basta guardar as sementes num local fresco e seco e elas manter-se-ão boas durante 2 ou 3 anos. 

É claro que estas carteiras improvisadas são úteis no momento, mas muitas vezes acabo por dar com as sementes completamente espalhadas nos bolsos ou na mala. Por isso, arranjei alguns minutos e fiz os meus próprios pacotes de sementes. E aqui estão eles, com um aspecto rústico e artesanal como eu tanto gosto. Agora já posso oferecer ou trocar sementes com algum requinte.  


Sem comentários:

Enviar um comentário