sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ciclamen

Vem o Outono e toda a cor despede-se do jardim até ao próximo ano. Mas aqui e ali, começam a surgir agora alguns sinais de vida. Quando tudo dorme na expectativa do regresso da Primavera, é quando os ciclamens se mostram em toda a sua exuberância. 

Aqui no jardim, a população de ciclamens ainda é relativamente reduzida e discreta. Mas não por muito tempo. Este Verão comprei algumas plantas ainda bastante pequenas, e por isso bem mais baratas, para naturalizar sob a sombra de algumas árvores que estão na parte do jardim que estou a remodelar para a minha Carolina. Esta parte do jardim será a surpresa da Primavera. Quando estiver pronto e cheio de cor, mostrarei este novo cantinho do jardim. 

Desde que foram plantados, há coisa de um mês e meio, os ciclamens já cresceram o dobro e estão agora a encher-se de botões florais. A seu tempo, com a queda da semente, aquele cantinho ficará repleto de ciclamens. A ideia é recriar o ambiente em que eles crescem na Natureza.

Também no final do Verão consegui "roubar" duas cápsulas de sementes de um ciclamen que a minha mãe tinha e semeei-as logo de seguida. Hoje, tenho mais de 30 plantas novas. Um luxo, considerando que uma planta destas, quando adulta, custa entre 3 a 4 euros. 

Os ciclamens são plantas fáceis de cultivar e, quando felizes, providenciam cor durante semanas desde o final do Outono até ao início da Primavera. Alguns, como o Cyclamen hederifolium, têm uma fragrância deliciosa. Pensando nas florestas caducas do Mediterrâneo em que eles crescem, os ciclamens gostam de alguma sombra, especialmente nas tardes quentes de Verão. Para quem os cultiva em vaso, isso torna-se mais fácil porque é possível movê-lo de acordo com a posição do sol. Gostam de terras com boa drenagem e de ter as raízes húmidas mas não encharcadas, caso contrário podem ganhar doenças fúngicas e morrer. No Inverno podem cobrir o solo à volta das plantas com composto de folhas. Este composto não é muito rico em nutrientes e simula a queda das folhas no Outono.


Aqui estão eles num canto sombrio e abrigado, entre troncos de árvores para simular o seu habitat natural.

Um dos 3 tabuleiros de germinação que tenho agora repletos de pequenos ciclamens.  




 




Sem comentários:

Enviar um comentário