quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O começo de uma história

Apresento-vos o meu jardim. É um espaço relativamente pequeno, com talvez uns 60 metros quadrados, e que começou a ganhar forma há pouco mais de dois anos a partir de um quintal que estava relativamente subaproveitado. 

O jardim no final da Primavera (2014)

Desde então, a criação do jardim tem vindo a seguir uma lógica de sustentabilidade ambiental e moldado consoante o meu gosto pessoal, quer em relação à estrutura, quer no que diz respeito às flores e legumes cultivados. É, no fundo, um jardim inspirado nos tradicionais, mas inquestionavelmente belos, cottage gardens britânicos. 

O jardim ainda está longe de terminado. Apesar do limite do espaço, a versatilidade das plantas e os desafios que a manutenção do jardim suscitam levam-me a estar constantemente a desenvolver novos projectos, a explorar novos cantinhos ou a reformular espaços onde as ideias iniciais não tiveram tanto sucesso. A natureza não é estanque. Da mesma forma, os jardins são uma estrutura viva em constante evolução.  

Este era o aspecto inicial do jardim. Embora as plantas aqui existentes já tenham sido colocadas por mim, a estrutura manteve-se praticamente inalterada durante o primeiro ano. Era um espaço relativamente pobre na forma e no aspecto e de cuja aparência rapidamente me cansei.


O jardim no Inverno de 2013




Contudo, fruto de alguma reflexão e aquisição de novos conhecimentos, o jardim deixou de ser o mesmo ao longo deste último ano. O espaço foi ampliado, foram criadas camas de cultivo permanentes, foi construído um abrigo de jardim e introduzidas (muitas) plantas novas. Mais tarde tentarei explicar estas novas alterações em publicações mais detalhadas. 

O jardim no início da Primavera (2014)







A Primavera bem encaminhada no jardim (2014)


O jardim no final da Primavera (2014)



O jardim actualmente, a descansar

Este foi o começo da minha história na jardinagem. Houve muitos erros e continuará sempre a haver. Mas fica a experiência, o conhecimento e, sobretudo, a memória de todo o processo, do trabalhar do solo, da expectante germinação de uma semente, da prazerosa chegada das primeiras flores e do contentamento da colheita dos primeiros frutos. 






Sem comentários:

Enviar um comentário