quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Campo

Quer seja Primavera ou Outono, Verão ou Inverno, passear pelo campo é sempre uma experiência única. Contemplar um campo repleto de flores selvagens é um prazer que me surpreende vez após vez. Embora na Natureza tudo seja deixado ao acaso e as plantas germinem de forma aleatória, por vezes dou comigo a apreciar combinações de flores selvagens cujas cores conseguem criar uma harmonia visual que me deixa repleto de inveja. 

Mas a magia vai muito para além disso. As paisagens campestres cativam pelo silêncio humano, pela harmonia, pela tranquilidade e paz que transmitem. Por aqui, chega Maio e os campos ficam coberto com um ondulante tapete de rosas, brancos, lilases, azuis, vermelhos e amarelos protagonizados por silenes, dedaleiras, camomilas, echiuns, salvias, borragem, tremoceiros, papoilas e malmequeres. A todas estas flores acrescem algumas orquídeas selvagens que felizmente ainda abundam por aqui. E quando não são os campos, são as árvores e os muros de pedra que se cobrem de musgos e fetos. 

Infelizmente, aqui na região tenho vindo a constatar uma crescente perda da diversidade de algumas plantas, em especial as papoilas que, quando eu era mais pequeno preenchiam o meu imaginário de como um campo deveria ser. Poderá não parecer muito, mas a perda desta diversidade é suficiente para colocar em risco todo o equilíbrio natural de que dependem as restantes plantas e animais que vivem neste ecossistema. E no fim, muito embora nos pareça inimaginável, esse desequilíbrio terá sempre consequências para todos nós. 

Por isso, por mais exóticos que sejam os nossos desejos quanto às flores que mais gostaríamos de ver no jardim, optem por guardar um cantinho para as nossas flores selvagens autóctones. Estarão a contribuir para a manutenção do equilíbrio natural e a vida selvagem agradece. 

Acredito que um jardim feito de flores selvagens pode parecer uma coisa muito vulgar e até com um aspecto pouco apelativo. Mas não tem de ser assim. Na próxima Primavera aproveitem. Façam passeios pelo campo, façam um pique-nique, tirem fotografias, vejam as combinações de flores e levem um saco de papel para colher as sementes das plantas que mais gostaram. No próximo ano, tentem repetir não só as combinações de flores, mas acima de tudo aquele ambiente campestre tão relaxante. 


Aqui esta o Monty Don, um dos meus heróis da jardinagem, em defesa das flores selvagens e a dar dicas sobre como trazer aquele ambiente campestre para os nossos jardins. 












Sem comentários:

Enviar um comentário