segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Um jardim produtivo

Quando me decidi a remodelar o jardim, queria que ele fosse, em simultâneo, bonito e produtivo. Recordo-me perfeitamente, quando cheguei a Lisboa em 2009 para estudar na faculdade, da ironia que se tornou ir ao supermercado comprar coisas que habitualmente cultivava na minha horta, como ervas aromáticas. Era um mundo novo mas não necessariamente o melhor. Apercebi-me do quão dependentes as pessoas estão de um supermercado para terem acesso às coisas mais simples. 

Desde então tornei-me num apologista da auto-suficiência. É claro que com a reduzida dimensão do meu jardim nunca conseguirei ser auto-suficente. Por agora, esse é um projecto a concretizar lá mais para a frente. Mas ainda assim, o jardim tornou-se numa verdadeira despensa. Frequentemente, dou por mim a correr até ao jardim para ir colher ingredientes a meio de um cozinhado. Noutras ocasiões chego a ter bem mais do que aquilo que necessito e acabo por oferecer ou vender o excedente. 

Não há nada melhor que produtos locais, sazonais e acabados de colher. E, a meio do trabalho no jardim, quando me dá a fome, não preciso ir muito longe. Recordo-me perfeitamente, neste Verão, de estar empoleirado na ameixeira enquanto comia tantas ameixas quantas me apetecesse, de apreciar nectarinas uma após a outra, de colher uma mão cheia de tomates cereja antes que os pássaros chegassem antes de mim, ou de me sentar à soleira da porta do abrigo do jardim pela manhã e comer uma boa tigela de morangos. Pois é...quando se tem um jardim a vida é bela.   

Na realidade, longe de ser um problema, a reduzida dimensão do jardim tonou-se numa oportunidade. Assim, desde o início optei por apostar na diversidade e não na produção em quantidade. E isso permite-me ter de tudo um pouco, como até fazer algumas experiências com legumes diferentes. 

Claro que no fim, o fundamento do jardim é a produção de alimentos. Contudo, vale a pensa pensar duas vezes nos legumes que optamos por cultivar. Desde a revolução industrial, no século XIX, uma quantidade vasta e preciosa de antigas variedades de legumes passaram a estar em vias de extinção apenas porque não têm as características que o sector agro-alimentar pretende. Assim, quis que o meu jardim, para além de belo e produtivo, fizesse igualmente parte do esforço de conservação destas variedades. 

Hoje, no meu jardim cultiva-se, ao longo do ano, uma quantidade apreciável de legumes que poucas ou nenhumas vezes se vêm no supermercado. Durante o Verão, tive quase 40 variedades de tomate, e muitas outras de pimentos, feijão, pepino, curgetes, brócolos ou abóboras. Por exemplo, fiquei bastante contente por ter conseguido a semente do tomate "purple calabash" cultivado pelos antigos índios maias na América Central antes da chegada dos europeus. Longe de estarmos limitados aos mesmos legumes de sempre que vemos no supermercado, cultivar diferentes variedades permite-nos ter uma alimentação mais diversificada, com maior qualidade e, como tal, isso reflecte-se numa melhor saúde.    



Os melhores tomates cereja que já tive. Os frutos e cachos tinham um bom tamanho. 


Tomate limão. Bonito, extremamente produtivo e saboroso. 

Outro excelente tomate: "purple Cherokee".

Tomate pêra amarelo. 

Pimentos da Hungria: nascem com este belo amarelo limão, passam a cor-de-laranja e finalmente ficam vermelhos. 

Aquilo que um jardineiro gosta de ver: uma planta saudável, feliz e produtiva.

Os morangos têm sido sensacionais no jardim. Para além de produtivos, consigo ter morangos desde Abril até meados de Novembro se não houver geadas. 
O campeão deste ano

Estes não sobreviveram ao almoço. Tomate limão juntamente com outras 5 variedades de tomate cereja.

Bróculo roxo.

Este foi um excelente ano de fruta. As ameixas estiveram melhores que nunca e os alperces superaram as expectativas. 

Um bom contraste

Apesar de alguns azares com as cebolas, ainda consegui uma boa mão cheia delas. 

Couve lombarda "Pé alto de Lisboa".

Os pimentos também não fugiram à regra deste ano. A colheita tem sido abundante.


Pimento "Chocolate Bell"






Sem comentários:

Enviar um comentário