terça-feira, 18 de novembro de 2014

Legumes, flores....e fruta

Fruta é um prazer sem o qual eu não poderia planear o meu jardim. Troco sem hesitação um chocolate por uma boa peça de fruta. Por isso, no ano passado, quando comecei a remodelar o jardim, incluir árvores de fruto no novo design do jardim tornou-se uma das principais preocupações. 

Para além da produção de fruta, as árvores cumprem muitas outras funções. Providenciam sombra, protegem o jardim dos ventos fortes e permitem a criação de microclimas. Além disso, durante a floração, no início da Primavera, os insectos polinizadores, como as abelhas, podem finalmente quebrar o longo jejum de Inverno. E no Outono, todas as folhas da árvore, ao caírem, criam as condições perfeitas para a hibernação de alguns animais, como os ouriços-cacheiros. 

Para mim, as folhas são uma dádiva da estação que junto em sacos. Pela mesma altura, no ano seguinte, estas folhas terão sido transformadas num substracto leve e arejado, óptimo para plantar bolbos. E claro, o Outono é a época de plantação de bolbos de Primavera como as túlipas, os narcisos ou os jacintos. Na natureza tudo parece estar sincronizado. 

Quando pensei em plantar árvores, queria ter a possibilidade de produzir alguns dos meus frutos favoritos, como nectarinas, mas ao mesmo tempo garantir que havia fruta durante uma parte significativa do ano, e que a época de maturação dos frutos não era coincidente. Assim, a juntar à laranjeira, tangerineira, limoeiro, dióspireiro e  nectarineiro existentes, plantei um damasqueiro ("Moniqui"), um nectarineiro de maturação precoce ("Early Top"), duas pereiras ("Rocha" e " Red Williams") e duas macieiras ("Royal Gala" e "Golden"). E pelo caminho ainda plantei duas framboesas, uma vermelha e outra amarela.  

No fundo, a ideia é a sucessão. Assim, depois das laranjas e tangerinas em Janeiro e Fevereiro, vêm os morangos em meados de Abril, seguidos pelas nectarinas no final de Maio, as ameixas vermelhas no início de Junho, os damascos em meados de Junho, as ameixas amarelas no início de Julho, as nectarinas no final de Julho, a pêra Williams em meados de Agosto, a pêra rocha no final de Agosto e as maçãs em Setembro. Os dióspiros virão logo a seguir em Outubro.



O nectarineiro "Early Top" acabadinho de plantar. Quando crescer, fará sombra ao abrigo durante o intenso calor das tardes de Verão. Foi uma pechincha. Por 2 euros comprei uma árvore que me vai dar quilos e quilos de fruta durante anos. Um quilo de nectarinas custa quase o mesmo. Não é muito difícil fazer as contas. 

Os morangos têm superado as expectativas ao longo destes dois anos. O canteiro foi coberto com uma grossa camada de folhas para impedir a perda de humidade do solo, o nascimento de ervas daninhas e o apodrecimento dos frutos. Quando se decompuserem, as folhas irão adicionar nutrientes ao solo e permitir a continuação de boas colheitas ano após ano.



Fiz também uma estrutura em canas para cobrir os morangos com uma rede para evitar que o ataque dos pássaros. Ser biológico é simples. E a recompensa é muitas vezes superior àquela que se espera.  

As ameixeiras e nectarineiros em flôr. Durante alguns dias senti-me num jardim japonês. 

Sem comentários:

Enviar um comentário