terça-feira, 25 de novembro de 2014

No Outono...

Falar de jardinagem não deve ser apenas sinónimo de tarefas. Para cada época do ano há que saber parar um pouco e apreciar aquilo que a Natureza nos oferece. 

Por aqui o Outono tem estado um pouco hesitante, mas finalmente as árvores, arbustos e plantas vestiram-se por fim com o seu traje de gala outonal e brilham agora, com vermelhos, laranjas e amarelos sob a doce e dourada luz de Outono. Aprovei-te, saia e encante-se. 



O meu Parthenocissus quinquefolia engelmanii (parra virgem) finalmente com as suas cores outonais.




Se tiver um pouco de espaço e apreciar esta despedida outonal das plantas, escolher algumas plantas cuja folha é, por si só, motivo de interesse ao longo do ano é bem merecedor do esforço. 

Dentro de um vasto universo de escolhas, plantas como os bordos japoneses (Acer palmatum) são, talvez, das mais apelativas pelos seus amarelos, laranjas e vermelhos. Se tiver espaço suficiente, pode optar por uma árvore. Mas se o espaço é uma limitação, opte por uma variedade anã. Deve apenas certificar-se que o arbusto recebe alguma sombra nos períodos de maior calor e, mais importante ainda, que é plantada num local abrigado face ao vento. 

Uma outra hipótese são as Árvores de Judas (Cercis siliquastrum). Cabem facilmente num pequeno jardim e, enquanto que no Outono as folhas são de um amarelo suave, na Primavera os seus ramos cobrem-se de inúmeras flores cor de cereja. 

Outras plantas, como as Fothergillas, Geranium psilostemon, Partenocissus (parra virgem), Hydrangea quercifolia (hortensia quercifolia) ou Berberis, são alternativas que completam este arranjo e que, dependendo do espaço, poderão dar um novo ânimo ao jardim durante o mais cinzento dos dias. 

À cor pode adicionar igualmente som. Sim, os jardins são de facto um espaço de estímulo para os sentidos. Caso tenha mais espaço, pode incluir igualmente algumas gramínias, como a nossa nativa Stipa gigantea. Não só reflectem gentilmente a luz de Outono, como as suas altas espigas produzem aquele som tão característico do vento sobre um campo de ervas secas e altas.  

Claro que, se quiser juntar o belo ao produtivo, pode optar por árvores de fruto. Árvores como as macieiras, os pessegueiros, as romanzeiras ou os dióspireiros não se ficam nada atrás de qualquer planta ornamental no que toca à cor outonal das suas folhas, e têm a vantagem de oferecer fruta ao longo do ano.   

Sem comentários:

Enviar um comentário